Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro festejados em Canavieiras

Cortejo no primeiro dia do ano
Ascom/Walmir Rosário

A primeira das tradicionais festas religiosas de Canavieiras foi realizada nesta quinta-feira (1º) pela Paróquia de São Boaventura, com as procissões em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro, padroeiros dos pescadores. O evento tem o apoio da Colônia Z 20 e da Prefeitura de Canavieiras.

A festa religiosa é a primeira do calendário de eventos da cidade e tem início na Igreja da Sagrada Família (Capelinha). A procissão sai com os dois andores – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – até o Cais da rua da Prata, quando a imagem do Bom Jesus é colocado num barco e segue numa procissão fluvial/marítima. Enquanto isso, a procissão cm a imagem de São Pedro segue pelas ruas da cidade em direção ao Cais do Porto, no Sítio Histórico.

No porto, os dois cortejos – Bom Jesus dos Navegantes e São Pedro – se encontram e voltam num mesmo cortejo pelas ruas da cidade para a Igreja da Sagrada Família (Capelinha), onde é celebrada uma Missa Solene pelo pároco Euvaldo Santana. A procissão é festejada com músicas sacras e fogos e companhadas por nativos e turistas.

Outra grande festa realizada na “Capelinha” é a em homenagem a São Sebastião, em 20 de janeiro. Antes, no dia 11 de janeiro é cortado um mastro e levado à Capelinha por um grande cortejo, formado por moradores e turistas. Diz a tradição, que a casca da madeira do mastro “serve como remédio”, através de chás, ou mesmo tocar na madeira atende aos pedidos feitos ao santo.